
Encontrando-me de férias, parto à procura de novos sons, novos projectos, novas tendências. Estarei de volta dia 10 de Dezembro. Até lá, boa música e visitem outras agendas...
O 10º single da ainda curta carreira dos The Strokes acaba de ser lançado. Tirado do último album, de 2006, "First Impressions of Earth", "You Only Live Once" vem depois de "Juicebox" e "Heart in a Cage". Mas este último single dos fab-5 de Nova Iorque tem a particularidade de contar com um lado-B inesperado. "Mercy, Mercy Me", original de Marvin Gaye, é aqui apresentado e conta com o contributo de um grande vulto da cena musical: Eddie Vedder, esse mesmo, o vocalista dos Pearl Jam. Como se Vedder não chegasse, também Josh Homme, baterista dos Queens of the Stone Age, toca lado a lado com Fabrizio Moretti.
Quando Darren Galea chegou ao pé dos seus amigos Richie Stevens e Gavin Dodds e mostrou-lhes uma versão dub de "Tomorrow Comes Today", dos Gorillaz, longe estaria de imaginar que esse remix chegasse aos ouvidos de Damon Albarn. A verdade é que chegou e o londrino gostou tanto que lhes pediu que fizessem um remix de todo o primeiro album da banda virtual mais conhecida do Mundo, o homónimo "Gorillaz". Foi assim, em 2002, que surgiram os Spacemonkeyz. Até hoje só lançaram este "Laika Come Home" e nada mais embora tenham participado em alguns espectaculos conjuntos. Apesar de ser um projecto muito interessante, o único single deste trio foi "Lil Dub Chefin".
Aproveitando umas merecidas férias da digressão de "The First Impressions of Earth", último album dos The Strokes, Albert Hammond Jr. editou em Outubro, do seu projecto a solo, o album "Yours to Keep". Neste trabalho composto por 10 temas, nos quais se percebe o virtuosismo de Hammond Jr quando pega numa guitarra, colaboraram nomes como Sean Lennon, Jody Porter, dos Fountains of Wayne, ou mesmo Julian Casablancas. Filho de Albert Hammond, Albert Jr. conheceu Casablancas com 13 anos quando ambos estudavam na escola de elite "Institut Le Rosey", na Suiça. Em 1998, os dois músicos juntaram-se em Nova Iorque, com Nick Valensi, Nokolai Fraiture e Fabrizio Moretti e formaram os The Strokes.
O aguardadíssimo segundo album dos Bloc Party já tem nome e vai ser editado no final de Janeiro de 2007. Intitulado "A Weekend in the City", o novo disco dos londrinos deve contar com 11 novas músicas e já tem datas marcadas para apresentação. Nós por cá teremos certamente de esperar, possivelmente por um festival, mas nos dias 31 de Janeiro e 1 e 2 de Fevereiro, os Bloc Party podem ser vistos no Astoria em Londres. O primeiro single deste novo registo também já está escolhido e chama-se "The Prayer". Até lá continuamos a ouvir "Silent Alarm", o primeiro album lançado em 2005, apesar de "Banquet", o segundo single, depois de "She's Hearing Voices", ter sido apresentado em Maio de 2004. Os Bloc Party estiveram este ano no festival Paredes de Coura tendo sido os cabeças-de-cartaz do segundo dia.
Pearl Jam. Uma década depois da dupla sessão de Cascais, e seis anos após o concerto no Restelo, os Pearl Jam voltaram a Portugal, desta feita ao Pavilhão Atlântico, para presentearem os seus mais dedicados fãs com uma viagem ao passado. Uma viagem plena de nostalgia com incursões pelo mais recente albúm Pearl jam. Foram dois dias de intensa energia. A banda de Seattle acabou por dar dois concertos distintos nos quais se repetiram menos de uma dúzia de canções. Eddie Vedder conduziu dois pavilhões ao rubro. No primeiro dia apareceu na mesa de mistura, para tocar "Last Kiss", com a mesma magia que voltou ao palco. Falou em português, saudando os seguidores que também estiveram em Cascais e soltou um "Vocês são do c@ralho!". No segundo dia, o extase foi igual. Vedder voltou a encantar iluminando todo o público apenas com o reflexo proporcionado pela sua guitarra. Como (quase) sempre, os concertos terminaram com "Yellow Ledbetter", mas com uma vertente diferente. Com as luzes do pavilhão todas acesas, a simbiose entre os Pearl Jam e a tribo que os seguirá para sempre foi total. Ficamos à espera que voltem rápido porque afinal de contas... grunge is not dead!

